Pular para o conteúdo
Início Faça sua Bolsa Trapillo Versatil de Crochê

Faça sua Bolsa Trapillo Versatil de Crochê

    A Bolsa Trapillo Versátil de Crochê é uma peça moderna e prática, ideal para quem procura um acessório estiloso e funcional que se adapte a diferentes ocasiões. Feita com trapilho, um fio grosso e resistente derivado de tecido reciclado, esta bolsa é perfeita para quem aprecia moda sustentável e adora personalizar seu próprio estilo.

    Para começar, escolha trapilho em uma cor que combine com seu guarda-roupa. Cores neutras como preto, cinza ou bege são versáteis e elegantes, mas você pode optar por cores vibrantes ou até mesmo criar um design multicolorido para um visual mais ousado. Use uma agulha de crochê grande, geralmente entre 10mm e 15mm, adequada para o trapilho, o que garantirá que a bolsa fique estruturada e durável.

    Inicie a bolsa pela base, utilizando pontos baixos para criar um retângulo firme e robusto. A base deve ser suficiente para acomodar todos os itens que você deseja carregar. Em seguida, trabalhe em torno do retângulo, subindo as laterais da bolsa em espiral ou em carreiras, conforme o seu padrão preferido. Você pode usar pontos altos ou meios pontos altos para dar uma textura mais aberta, ou manter pontos baixos para uma aparência mais fechada e resistente.

    Uma das grandes vantagens do trapilho é a rapidez com que a peça toma forma, devido à espessura do fio. Para adicionar um toque de versatilidade, considere criar alças ajustáveis ou removíveis, que permitam usar a bolsa tanto como uma tote bag quanto como uma crossbody. As alças podem ser feitas do próprio trapilho ou de couro, dependendo do estilo desejado.

    Finalize a bolsa com detalhes como um fecho magnético, botões grandes ou até mesmo um zíper, se desejar mais segurança. Bolsos internos de crochê ou tecido também podem ser adicionados para manter seus pertences organizados.

    A Bolsa Trapillo Versátil de Crochê é um projeto rápido, sustentável e incrivelmente útil, perfeita para quem busca um acessório único que combine moda e funcionalidade. Além de ser um ótimo presente, é uma peça que certamente se tornará um item essencial no seu dia a dia.

    Me siga no instagram @blogcrocheumaarte
    Créditos: Elena Kolesnikova @ l.kolesia.toys

    Traduzido por Crochê uma Arte (ME AJUDE COMENTANDO CASO ENCONTRE ALGUM ERRO NA RECEITA)
    Dúvidas na interpretação dos SÍMBOLOSAcesse e confira todo um tutorial detalhado com traduções e instruções para traduzir e interpretar uma receita de amigurumi

    Croche Uma Arte não reivindica a propriedade de nenhum personagem relacionado a este design. Os direitos autorais e/ou marcas registradas de quaisquer personagens e/ou imagens utilizadas pertencem aos seus respectivos proprietários e não devem ser vendidos ou distribuídos de forma alguma.

    Faça sua Bolsa Trapillo Versatil de Crochê

    🧶 Abreviações

    – Corrente – corr
    – Ponto Baixíssimo – pbx
    – Ponto(s) – pto(s)
    – Pular – pular
    – Marcador de Pontos – MP
    – Ponto Baixo – pb
    – Ponto Baixo Base – PBB

    Faça 2 correntes, insira a agulha na segunda corrente a partir da agulha, laçada e puxe (2 laçadas na agulha), laçada e puxe através de 1 laçada (2 laçadas na agulha com 1 corrente criada), laçada e puxe através de todas as laçadas (1 laçada na agulha, 1 ponto baixo base com corrente na parte inferior). Insira a agulha na parte inferior do ponto que você acabou de fazer (parecerá a parte superior ou “V” de um ponto), laçada e puxe 1 laçada (2 laçadas na agulha), laçada e puxe através de 1 laçada (2 laçadas na agulha com 1 corrente criada), laçada e puxe através de todas as laçadas; repita de * a * até obter a quantidade desejada de pontos.

    Ponto Baixíssimo na Superfície – PBX na Superfície – Passe a laçada no ponto designado com o fio de trabalho na parte de trás da peça (uma laçada na agulha), *insira sua agulha no ponto ou espaço seguinte, passe a laçada através do ponto ou espaço e através da laçada na agulha (uma laçada na agulha), repita de * até o final, criando seu pbx na superfície dos seus pontos previamente criados.

    Ponto Envolvente Diagonal – Enrole o fio na agulha, escolha um espaço entre os pontos e puxe a agulha pela parte de trás, *movendo-se uma carreira para cima e um ponto para a direita em um ângulo de 45 graus, insira sua agulha entre esses pontos, voltando à carreira original e um espaço acima do ponto previamente enfiado, puxe novamente a agulha para a frente dos seus pontos, repita de * para criar a quantidade desejada de pontos.

    🧵 Notas do Padrão

    O asterisco (*) indica uma repetição.

    Não há viradas no final de cada rodada.

    Todas as rodadas são fechadas com um ponto baixíssimo (pbx) para unir.

    A corrente 1 no início das rodadas não conta como um ponto.

    A base da bolsa mostrada na foto mencionada não corresponde à criação desta bolsa e é usada apenas como referência para mostrar o uso dos marcadores de pontos.

    Você terá sobra de fio se quiser adicionar mais detalhes na superfície do que o design original da bolsa.

    É mais fácil adicionar o ponto envolvente diagonal com os dedos.

    🎨 Cores

    – COR A: Denim Desbotado
    – COR B: Creme

    👜 Base da Bolsa

    Rodada 1 – PBB 15, coloque um MP no primeiro ponto, faça 4 pb na base do último PBB, coloque um MP no 4º pb, faça 14 pb trabalhando em cada base do PBB ao longo, coloque um MP no último pb, faça 3 pb no mesmo ponto que o último ponto, pbx ao primeiro PBB. [36 pontos no total]

    Devem haver 15 pontos desde o primeiro MP até o segundo MP em ambos os lados e 3 pb entre ambos os conjuntos de MPs para criar um semicírculo em cada extremidade.
    Mova os MPs para cima para o primeiro e último ponto em ambos os lados para marcar seu lugar antes e depois dos semicírculos.

    Rodada 2 – Corr 1, pb 15, 2 pb nos 3 pontos seguintes, pb 15, 2 pb nos 3 pontos seguintes, pbx ao primeiro ponto da rodada. [42 pontos no total]

    Rodada 3 – Corr 1, pb 15, (2 pb, pb 1) sobre os 6 pontos seguintes, pb 15, (2 pb, pb 1) sobre os 6 pontos seguintes, pbx ao primeiro ponto da rodada. [48 pontos no total]

    Rodada 4 – Corr 1, pb 15, (2 pb, pb 2) sobre os 9 pontos seguintes, pb 15, (2 pb, pb 2) sobre os 9 pontos seguintes, pbx ao primeiro ponto da rodada. [54 pontos no total]

    Rodada 5 – Corr 1, pb 15, (2 pb, pb 3) sobre os 12 pontos seguintes, pb 15, (2 pb, pb 3) sobre os 12 pontos seguintes, pbx ao primeiro ponto da rodada, mude para a Cor B. [60 pontos no total]

    Próximas 9 Rodadas – Corr 1, pb 60, pbx ao primeiro ponto da rodada. [60 pontos no total]

    🌼 Corpo da Bolsa

    Cor B: Próximas 11 Rodadas – Corr 1, pb 60, pbx ao primeiro ponto da rodada. [60 pontos no total]

    Não corte o fio, e use as instruções seguintes para marcar as aberturas das alças.

    Coloque sua bolsa plana para que fique uniforme e você possa marcar corretamente a posição das alças. Encontre o centro da bolsa no lado que está de frente para você, conte 8 pontos para a direita e coloque um marcador de pontos (MP1). A partir desse marcador, conte 16 pontos para a esquerda e coloque outro marcador de pontos (MP2). Continue movendo-se para a esquerda 28 pontos e coloque outro marcador de pontos (MP3), e continue para a esquerda mais 16 pontos e coloque um último marcador de pontos (MP4). Entre os 16 pontos é onde serão colocadas as aberturas das alças. Avance para a “Próxima Rodada”.

    Próxima Rodada – Corr 1, pb até o MP1, (corr 16, pular 16), pb no MP2, pb até o MP3, (corr 16, pular 16), pb no MP4, pb até o final, pbx ao primeiro ponto da rodada. [60 pontos no total]

    Próxima Rodada – Corr 1, pb até a corrente de 16, faça 16 pb ao redor do laço da corrente de 16, pb 28, faça 16 pb ao redor do laço da corrente de 16, pb até o final, pbx ao primeiro ponto da rodada. [60 pontos no total]

    Próximas 2 Rodadas – Corr 1, pb 60, pbx ao primeiro ponto da rodada. [60 pontos no total]

    Rodada Final – Corr 1, faça pbx na superfície de cada pb ao redor, arremate. [60 pontos no total]

    ✋ Detalhe da Abertura das Alças da Bolsa

    Usando a Cor B, crie um Ponto Baixíssimo na Superfície ao redor de cada abertura das alças da bolsa.

    🔺 Pontos Envolventes Diagonais

    Usando a Cor A sobre a Cor B e a Cor B sobre a Cor A, siga as instruções para o «Ponto Envolvente Diagonal» mencionadas anteriormente na seção de «Abreviações e Descrições dos Pontos», certificando-se de criá-los em direções opostas para dar um aspecto de chevron em diagonal.

    Você terá um pouco de fio sobrando, então deixe sua criatividade fluir com outros pontos na superfície da sua bolsa!