Pular para o conteúdo
Início Guia Amigurumi

Guia Amigurumi

GUIA COMPLETO DE AMIGURUMI!

Neste guia você aprenderá tudo sobre amigurumi!

______

Introdução

Você também fica encantada quando vê um bichinho de crochê? Acha tão fofos que gostaria de ter todos?

O QUE VOCÊ APRENDERÁ?

Tipos de Fios

 

A primeira coisa que você precisa escolher para iniciar seu amigurumi é o fio, você pode utilizar lã, algodão, barbante, acrílico, mas para início recomendo que use um fio de algodão, de preferência algum mais grossinho, pois se começar com um muito fino seu bichinho ficará minúsculo.

Agulha

 

Os Amigurumis são Feitos de enchimentos, dependendo do tipo de fio que você usar ele vai ceder mais ou menos quando for colocar o enchimento. E pode acontecer de ceder tanto que seu bichinho fique com o enchimento aparecendo entre os pontos, o que é muito feio. Para que isso não aconteça, é preciso utilizar uma agulha bem mais fina do que a recomendada no fio, para que os pontos fiquem bem firmes mesmo

Enchimentos

 

Você pode encher seu amigurumi com fibra siliconada, ou enchimento para boneca. Se tiver um travesseiro velho ou almofada pode usar o enchimento dele para encher o seu bichinho também. É preciso encher cada parte separadamente antes de costurar todas juntas e formar o bichinho. Não tenha medo de encher bem as partes para que elas fiquem bem cheias e durinhas, se encher pouco seu bichinho ficará mole e nem vai ficar parado. Atente para encher as pernas e braços do mesmo modo para que fiquem iguais, inclusive, quando for fazer essas partes que são duplas, faça sempre as duas de uma vez só, pois dependendo do seu humor, pressa ou stress mesmo tendo a mesma quantidade de pontos e usando o mesmo fio e agulha, elas ficarão diferentes!

Marcadores

 

Todas as partes dos amigurumis são feitas de forma circular, e por isso é imprescindível que você utilize marcadores para saber onde é o início de sua carreira! Os Melhores Marcadores são os de metal sem ponta que fecha ao redor assim nao tem perigo de cair

Fontes de Renda

 

Além do prazer que você vai ter em fazer um amigurumi e da alegria de quem vai recebê-lo, essa técnica japonesa pode se tornar uma fonte de renda extra para você e sua família! O material utilizado não é caro, comum novelo de algodão por exemplo é possível fazer vários bichinhos. Os olhinhos também são baratos e se você não encontrá-los a venda na sua cidade é possível fazer olhos bordados ou de crochê mesmo..
O valor do bichinho mesmo é a mão de obra, por isso o valor agregado de cada um é bem alto, sendo um custo bem baixo e a venda podendo variar de 100 a 150 reais dependendo da complexidade do bichinho e da região do país que você se encontra. Pense comigo que se você fizer apenas 4 bichinhos e vendê-los por mês é possível ganhar de 400 a 600 reais, isso pensando em apenas um bichinho por semana, conforme você se especializa e pega prática conseguirá fazer até 1 bichinho a cada 2 dois dias, ou até mais, e isso dará uma média de 1500 a 2300 reais a mais no seu orçamento!

A técnica

 

Para você fazer a grande maioria dos bichinhos de crochê, é preciso saber apenas algumas técnicas básicas do crochê, são elas:

 

Com apenas essas técnicas é possível fazer quase todas as receitas de amigurumis que você encontra por ai, o que muda de um para o outro são os formatos das partes e a personalização dos bichinhos.

Lembrando: O que vai dar a grande diferença é o seu toque pessoal que vai dar para cada um dos Amigurumis!

Anel Magico

Correntinha

 

Passo 1: Comece fazendo um nó (faça um “e” com o fio e puxe um dos fios por dentro desse “e” fazendo um nózinho), depois insira a agulha dentro desse primeiro ponto, lace o fio com a agulha e puxe.

Passo 2: repita esse mesmo movimento até fazer várias correntinhas, vá treinando a tensão de cada ponto.

Ponto baixo

Todas as partes dos amigurumis são feitas usando ponto baixo.

 

Passo 1: Atravesse a agulha pelo ponto da carreira anterior, puxe a linha ficando com dois pontos na agulha.

Passo 2: Faça uma laçaca com a linha e puxe pelo dois pontos.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”3.26.3″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.26.3″][et_pb_text _builder_version=”3.27.4″]

PONTO ALTO

Primeiro passo: Lace a linha na agulha.

 

Segundo passo: Introduza a agulha na quarta corrente do ponto inicial e puxe uma laçada.

Terceiro passo: Lace a linha novamente na agulha e puxe através de duas alças da agulha.

Quarto passo: Lace novamente a agulha e puxe a linha através das duas alças restantes.

Aumento

Para fazer as formas de cada parte dos bichinhos são feitos primeiro aumentos e depois diminuições.
O aumento invisível é simplesmente fazer dois pontos baixos no mesmo ponto da carreira anterior.

Diminuições

As diminuições são feitas pegando dois pontos e transformando em um só, primeiro pegando por dentro do primeiro ponto, só pela perninha da frente, e fazendo uma laçada e depois o próximo fazendo a mesma coisa.

E então fazendo os dois juntos, como se fosse um só, passando por dentro das duas laçadas dos dois pontos, e do ponto em si.

Ponto Caranguejo

Esse passo a passo vamos aprender a fazer mais um ponto do crochê: o ponto carangueijo.
Veja na imagem e descrição como fazer o ponto carangueijo.

1: Faça uma correntinha para iniciar. Insira a agulha no ponto da cerreira anterior, laçe o fio, estenda esse fio até a altura da corrente. Torça o ponto, girando a agulha por 360 graus.
2:Observe que facamos com dois pontos na agulha. Laçe o fio novamente e solte os dois pontos que estão na agulha.
3: Insira a agulha novamente no próximo ponto da carreira anterior e repita os procedimentos acima descritos.

 

Como montar um Amigurumi

Encha com o enchimento todas as partes, não esqueça de colocar os olhos de segurança na cabeça antes de colocar o enchimento, ok?
Depois de olhos colocados e enchimento pronto, coloque as partes nos lugares certos e prenda com alfinetes.

As costuras

Depois de presas com alfinetes as partes, comece as costuras, use o fio que sobrou de cada parte para iniciar, as partes que tem o mesmo número de pontos no final, como a cabeça e o corpo devem ser costuradas pegando cada ponto de cada parte.
Já as outras partes é uma questão de treino, costure, veja se ficou bom, se não ficou desmanche e costure de novo, até ficar as pernas e braços da mesma altura, veja se ele fica sentado (ou em pé dependendo do bichinho) sozinho, etc.
Por último coloque os fios restantes na agulha, e puxe bem para o lado oposto do bichinho

Personalização

É agora que você vai fazer os detalhes como sobrancelhas, cílios, bigodes, etc.
Normalmente os amigurumis não tem boca, por serem bichinhos originalmente japoneses, lá foram inventados para que a criança imaginasse as expressões do bichinho, sendo elas felizes ou tristes, não como bichinhos de pelúcia convencionais onde a face tem eternamente uma carinha feliz

 

Lembrando: Seu Amigurumi é ESPECIAL!

 

Bolinhas

 

A receita é simples, usa todos os passos necessários para fazer qualquer amigurumi e você pode ainda de quebra decorar a sua árvore de Natal!

 

Entenda Passo a Passo

A receita ta em inglês, e agora?

 

Não precisa se apavorar, a maioria das receitas estão escritas em inglês, mas com apenas algumas traduções é possível fazer os bichinhos sem maiores problemas.

Principais termos em inglês

 

r – row – carreira st – stitch – ponto sc – single crochê – ponto baixo magic ring – anel mágico 2 sc in next st – aumento inc – increase – aumento sc in each st arround – ponto baixo por toda volta sc 2tog – diminuição dec – decrease – diminuição rep 2 times – repetir 2 vezes